quarta-feira, 13 de agosto de 2008

Qualidade da Comunicação




















Estava aqui pensando... todo mundo se comunica! Mas percebi que existem níveis bem diferentes de comunicacão. Isso é óbvio, mas porque isso acontece?
Há pessoas que se expressam de uma forma mais culta, outras da melhor forma que podem, outros são mais despachados e, ainda, tem aqueles que parecem gostar de falar da forma mais grotesca possível.
Pensando nas muitas variáveis e lembrando também das eleições que se aproximam, lembrei de um ponto crítico em nosso país: a educação (ou a falta dela!). As escolas de hoje mal ensinam as crianças a ler e escrever. Estamos formando gerações de pessoas com pouca ou quase nenhuma instrução, que recebem o básico do básico e se contentam com isso.
Aos meus vinte e poucos anos já sinto como o ensino no meu tempo de colégio era bem melhor do que o ensino que as crianças recebem hoje. Sem educação, sem conhecimento, como as pessoas podem se expressar, lutar por seus direitos, exigir melhorias??? Como podem estar aptas até mesmo a votar?


















Essa nova geração sequer sabe quem foram Mozart, Ghandi, Sócrates... para eles, Michelagelo é apenas um dos tartarugas-ninja e Da Vinci é só um código em um filme famoso. Mas conhecem bem os MC's da vida, as mulheres frutas, os pancadões...
Não que todos devam conhecer a fundo as personalidades históricas, mas é difícil crer que uma pessoa com baixa nível educacional seja capaz de tecer argumentos consistentes para fazer a diferença e mundar, talvez não o país, mas o pequeno mundo que a rodeia. Ou simplesmente lutar por um emprego melhor, educar seus filhos, manter sua dignidade!
Todos temos o poder de nos comunicar, de nos fazer ouvir. Vamos utilizar esse poder e lutar por um mundo com mais igualdade, mais oportunidade, mais cultura, mais educação!

Um comentário:

Christian Resende disse...

Ana, gostaria de convidá-la a conhecer o meu Blog, mente aberta. Aguardo sua visita e grande beijo!