sábado, 9 de agosto de 2008

Comunicação Empresarial














http://www.blackdog.net/refrigerator/coloringbook/animals/monkey-speak.gif

Trabalhando há um ano como arte-finalista em uma loja de fotografia, observei no dia-a-dia a importância da comunicação dentro de uma empresa.
Percebi quantos problemas seriam evitados se as pessoas se expressassem com maior clareza, eliminando os ruídos que prejudicam o bom andamento do serviço. Setores descompassados, serviços atrasados, discussões desnecessárias, erros, erros e mais erros... tudo porque as pessoas não se comunicam! E, como diz meu chefe, na hora que o erro aparece, ninguém encontra a mãe da criança!!!




















http://i239.photobucket.com/albums/ff27/viciadosemlivros/comunicacao.gif

O processo de comunicação só existe quando uma mensagem é emitida a um receptor de tal forma que possa ser corretamente entendida. Mas muitas vezes as informações são distorcidas.
Em qualquer lugar que se trabalhe, em qualquer área que se atue, é importante que as informações circulem, que os problemas sejam discutidos, que as regras sejam ouvidas para serem cumpridas. A comunicação deve seguir uma logística para que todos os envolvidos sigam pelo mesmo caminho, buscando sempre o mesmo objetivo.
Primeiramente, a missão da empresa precisa ser definida e anunciada a todos da empresa, pois essa será a guia de todos os esforços promovidos. Ainda, os setores devem ser bem estabelecidos para que o funcionário saiba exatamente o serviço que lhe cabe e até onde pode ir. Reuniões são necessárias para que todos possam se expressar e as dúvidas não podem ser deixadas de lado!
Quando todos entendem e se fazem entender, o processo se torna mais fluido e os erros se tornam cada vez mais raros.

2 comentários:

Unknown disse...

Achei muito interessante o blog *-*
temos interesses muito semelhantes!
Eu pretendo fazer comunicação social ano que vem, meu sonho :o

:* bjaum

Unknown disse...

Muito bom o seu comentário. Mas na minha opnião você devereia ser uma excelente modelo pois, sua beleza é extremamente cativante!

Daniel Lima
Comércio Exterior