domingo, 10 de junho de 2007

Orkut - a famosa rede de relacionamentos

http://images.stockxpert.com/pic/m/t/ta/tasosk/648309_63312857.jpg



O Orkut é uma rede virtual de relacionamentos criada em 2004 por Orkut Büyükkokten. Daí a origem do nome. Filiada ao Google, o Orkut surgiu para permitir que pessoas se relacionem à distância, independente da região, da cultura ou de qualquer característica social de cada uma.
Cada usuário precisa se cadastrar e descrever seu perfil, com mais ou menos detalhes, para que outras pessoas se interessem ou não em adicioná-lo no grupo de amigos. Neste perfil é possível acrescentar foto.
Esse grupo de amigos inclui apenas as pessoas escolhidas pelo usuário e que aceitaram se comunicar com ele. Os amigos podem ser classificados em grupos distintos que vão desde ‘desconhecido’ até ‘melhor amigo’. Por meio desses amigos, cada usuário pode se comunicar com milhões de pessoas, em uma rede quase infinita de relacionamentos.
O legal é que os usuários podem buscar, através do sistema de busca que o Orkut oferece, pessoas de quem nunca ouviu falar, em qualquer lugar do mundo, e interagir com essas pessoas para, por exemplos, uma interação cultural. No meu Orkut, tenho amigos da Índia que nem sei pronunciar o nome, mas que me contam como é a cultura de lá. Isso serve como um crescimento cultural, como uma ampliação de horizontes, antes só possível para quem podia pagar para viajar pelo mundo.


















http://images.stockxpert.com/pic/m/h/he/henkster/104617_23847718.jpg

Ainda, é possível criar ou entrar em comunidades, que são espaços onde grupos de pessoas discutem um determinado tema. As comunidades são divididas em fóruns (cada membro pode postar seu comentário) e eventos (mensagens que comunicam algo). O ‘dono’, ou seja, o criador de cada comunidade, pode selecionar os membros que participarão dela e pode também excluir um membro por conduta indevida.
Além desses serviços, há várias outras opções, como a visualização dos últimos membros que visitaram a sua página no Orkut, a criação de enquetes nas comunidades, o álbum de fotos, a postagem de vídeos e as testemunhas (amigos que deixam um testemunho falando bem ou mal de você).
Um exemplo de Comunidade no Orkut é a Adidas, que trata dos produtos esportivos da marca homônima. Essa comunidade é brasileira e possui atualmente mais de 708 mil membros.
Em sua grande maioria, os participantes são garotos entre 12 e 25 anos, com certa condição financeira (o se percebe pelas fotos e pelo fato de Adidas não ser uma marca popular) e que buscam produtos de qualidade ou simplesmente querem esnobar um look de boa marca. São garotos como Fred Coelho, de Belo Horizonte, Ton, de São Paulo, Lucas de Faria, de São Paulo, Éder, de Curitiba, Otávio, de Recife, Marcos Gebhardt, de São Paulo e Dany, também de São paulo e uma das pouquíssimas menínas que frequentam a comunidade.
Uma questão interessante sobre o Orkut é que ele é a prova da veraciadade da “Teoria dos Seis Graus de Separação” que diz que “todas as pessoas do mundo podem ser conectadas a qualquer outra por uma rede de no máximo cinco intermediários (
http://pt.wikipedia.org/wiki/Orkut). Ou seja, se você é membro do Orkut e tem nele ao menos cinco amigos, esses cincos amigos terão outros amigos, que terão outros amigos e assim sucessivamente, conectando você a todos os membros do Orkut em qualquer parte do mundo. Eu acho isso fascinante!!!
O que peca nessa rede de relacionamentos e que tem levantado discussões é a invasão de privacidade, pois qualquer pode ver o perfil de qualquer um... Mas, na minha opinião, quem está na chuva é pra se molhar, e todos os usuários do Orkut estão sujeitos a essa invasão... Se isso incomoda, o melhor é não se cadastrar!

Nenhum comentário: