segunda-feira, 5 de março de 2007

Web 2.0



Fonte: http://www.stockxpert.com/pic/m/j/ju/junaed/121695_43404679.jpg



Amigos,

Para quem não sabe o que é Web 2.0, é interessante saber que está fazendo parte dela neste exato momento!

Este termo designa a mais recente geração da WWW (World Wild Web), a qual permite cada vez maior interação entre os internautas e os sites e serviços virtuais.

A web está em constante evolução, desde os primeiros sites que surgiram, de acesso extremamente limitado, até os dias de hoje, com a eclosão de uma nova Web, passando pelo HTML - uma linguagem de programação usada para exibir documentos. Para a exibição de aplicativos, surgiu o GMail, uma criação da Google que impulsionou a transformação da velha Web em uma versão mais nova, a Web 2.0, que surge com um novo conceito de e-mail. Os serviços desta nova Web estão disponíveis na Internet, podem ser acessados de qualquer computador e são muito ágeis (Revista Exame, edição 886, ano 41, nº2, 14/02/2007).

O site http://www.carreirasolo.org/archives/web_20_voce_sabe_o.html traz a seguinte afirmativa: "o conteúdo da Web 2.0 é a possibilidade democrática e sem barreiras de exercer sua possibilidade de opinar". Cada pessoa que acessa um conteúdo da Web 2.0, como um blog, uma comunidade virtual ou sites comunitários como o Wikipédia, pode acrescentar ali algo de si, deixando sua marca pessoal.

Ótimo exemplo do sucesso da Web 2.0 são as inúmeras comunidades virtuais, que se multiplicam a cada dia gerando um ciclo constante de troca de informações. Assim, os internautas podem não apenas visitar os sites como, também, deixar sua colaboração disponibilizando e editando informações sobre um dado assunto (http://www1.folha.uol.com.br/folha/informatica/ult124u20173.shtml).

Hoje, programas como Orkut, Messenger ou Skype, representantes mais conhecidos da Web 2.0, já fazem parte da vida de quase todos os internaultas. Uma das mais recentes novidades é o LinkedIn, uma rede social que funciona como um Orkut corporativo. Empresas como a Cisco Systems já utilizam o LinkedIn para seleção de candidatos e substituem ligações telefônicas por conversas on-line, gerando uma economia de mais de 35% em ligações. Avanço maior ainda está por vir: a IBM prevê o lançamento de uma ferramenta cuja interface é semelhante ao jogo on-line Second Life, onde cada participante é representado virtualmente por uma figura humana moldada com suas características e todos se reúnem em um ambiente virtual semelhante a um escritório (Revista Exame, edição 886, ano 41, nº2, 14/02/2007).

O jornal Folha de São Paulo formulou um pequeno glossário com termos relativos à Web 2.0. São citados, entre outros:
  • AdSense: um plano disponibilizado pelo Google para ajudar criadores de sites a ganharem dinheiro com seu trabalho;
  • Ajax: um pacote de tecnologias para a criação de aplicativos que se interajam na web;
  • Wikis: páginas comunitárias nas quais todo e qualquer usuário cadastrado pode fazer alterações e contribuir com informações;
  • e, um dos termos mais conhecidos pela nova geração de internautas, o blog (abreviação de weblog): uma ferramenta de baixo custo e amplamente usada para disponibilizar informações para milhões de usuários simultaneamente.

Por tanto, você que está lendo este blog já faz parte da Web 2.0 e pode, a qualquer momento, ter seu próprio blog e, também, comunicar-se em tempo real com qualquer outro internauta, inclusive vendo e ouvindo a pessoa do outro lado.

Na opinião de alguns, a Web 2.0 gera perda de credibilidade para o conteúdo da Internet, mas, acredito eu, existem inúmeros espaços na Internet criados por pessoas sérias, que se comprometem com a veracidade dos assuntos tratados. O que um internauta deve fazer é buscar referências do site ao qual pretende visitar e observar características nele que inspirem confiança ou não.

Até mais!!!

Nenhum comentário: